UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
EG 456 MODELOS DIDÁTICOS E SUSTENTABILIDADE 15 30 2 45

Pré-requisitos
  • METODOLOGIA DO ENSINO DA EXPRESSÃO GRÁFICA - TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS
Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Bases teóricas e prática para o desenvolvimento das habilidades de execução de modelos e protótipos ambientalmente sustentáveis, permitindo reproduzir em escala reduzida formas arquitetônicas, mecânicas e topográficas. Além de estimular a prevenção de resíduos, a reutilização de materiais e a durabilidade dos modelos e protótipos.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

PRINCIPAL

Familiarizar o aluno com a idéia de representação de modelos e protótipos através da leitura e interpretação do projeto ambientalmente sustentável.

ESPECÍFICO

Compreender:

A importância do uso de modelos didáticos para o ensino da geometria;

Os principais materiais e sua utilização na confecção de protótipos/modelos didáticos;

A partir do conhecimento sobre os materiais ser capaz de construir modelos físicos reais;

O conceito do projeto sustentável e sua interferência no espaço urbano;

A importância do destino correto dos resíduos produzidos na disciplina.

ELABORAR

Modelos/ protótipos duráveis, com menor produção de resíduos, através da compreensão de desenvolvimento sustentável.

METODOLOGIA

  A disciplina será conduzida através de debates, pesquisas, aulas expositivas e práticas. Esta foi dividida em quatro módulos:

MÓDULO 1: trabalho 1: Resenha sobre utilização de modelos didáticos para o ensino da geometria

MÓDULO 2: trabalho 2: Elaboração de um Glossário de Materiais necessários para um projeto ambientalmente sustentável

MÓDULO 3: trabalho 3: Elaboração do projeto para o desenvolvimento do modelo/ protótipo que contribua com o ensino de Geometria

MÓDULO 4: trabalho 4: Elaboração do modelo/protótipo e apresentações através de aulas simuladas.

AVALIAÇÃO

A nota será composta pela média dos trabalhos 1, 2, 3, e 4.

Nota= [T1*(0,1) + T2(0,2)+T3(0,3)+T4(0,4)]

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Modelos e maquetes para quê? Conceituação e tipologias Distribuição do Trabalho 1

Desenvolvimento sustentável. Produção, armazenamento e descarte de resíduos. Textos (para o Trabalho 1)

Pesquisa acerca dos materiais para o trabalho 2

Apresentação do trabalho 2

Debate sobre as apresentações (trabalho 2) e formação dos grupos para o trabalho 3

Pesquisa e elaboração do trabalho 3 (planejamento dos modelos)

Pesquisa e elaboração do trabalho 3

Entrega do trabalho 3. Trabalho 4 (elaboração do modelo didático referente ao trabalho 3)

Elaboração do trabalho 4

Apresentações do trabalho 4

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. CASCINO, Fábio. Educação Ambiental: princípios, história, formação de professores. 4 Edição. São Paulo: Ed. Senac, s. d.

2. CHUHURA, Osvaldo López. Estética de los elementos plásticos. Barcelona: Ed. Labor, 1971.

3. COELHO NETO, J. Teixeira. Introdução à teoria da informação estética. Petrópolis: Ed. Vozes, 1973.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. FARIA, Antônio Augusto da Costa. Encontros fortúitos: reflexões sobre a natureza. São Paulo: Ed. Senac, s. d.

2. HERNAN, Murua. Herjato de Tinta: teoria e prática da reciclagem. Editora Hernan Murua, s. d.

3. MCCORMICK, Ernest J. Human Engeneering. New York: McGraw-Hill Book, 1957.

4. MENDONÇA, Rita. Conservar e Criar: natureza, cultura e complexidade. São Paulo: Ed. Senac, s. d.

5. MINC, Carlos. Ecologia e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2005.

 

DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Expressão Gráfica Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Prática Pedagógicas