UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

  OBRIGATÓRIO X ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
EG 465 TÓPICOS EM MODELAGEM 3D 15 30 2 45

Pré-requisitos
  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA
  • DESENHO APLICADO A ARQUITETURA
Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Introdução à computação gráfica para modelagem virtual em 3D - Diferenciação entre desenhos bidimensionais 2D e objetos virtuais 3D - Modelagem 3D com sólidos paramétricos - Geração de desenhos 2D a partir de modelos 3D - Ferramentas avançadas de visualização e modelagem virtual 3D - Iluminação - Texturas e renderização - Animação - Aplicação na realização de cenas virtuais com softwares de modelagem

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

Habilitar o aluno para modelagem, renderização e animação virtual 3D.

Habilitar o aluno para utilização ceítica de softwares que possam potencializar sua prática profissional.

METODOLOGIA

1. Aulas expositivas e dialogadas

2. Elaboração de apostila com vídeo aulas

AVALIAÇÃO

Durante a disciplina será realizada a avaliação diagnóstica-formativa, acompanhando o progresso dos alunos e dos grupos em seu desenvolvimento nas atividades da disciplina. A  avaliação será individual. Os critérios de avaliação dos trabalhos são: participação, organização, capacidade de aplicação do conhecimento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. AUTODESK.  3DS Max 8 Guia Autorizado Autodesk. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2006.

2.OLIVEIRA, A. Autocad 2009: um novo conceito de modelagem 3D e renderização. São Paulo: Ed. Érica, 2008. 

3. HETEM, Jr. A. Computação Gráfica. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2006. 


 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. GREIF, I. (ed.). Computer Support Co-operative Work: a book of readings. Morgan Kaufman Publishers Inc., 1988.

2. BORGES, José Antonio. Introdução às técnicas de computação gráfica 3D. Rio de Janeiro: SBC, 1988.

3. VINCE, J. Essential virtual reality fast: how to understand the techniques and potential of virtual reality. London: Springer, 1998.

4. VINCE, John. 3-D computer animation. Workingham, Inglaterra: Addison-Wesley, 1992.

5. WATT, Alan .3D Computer graphics. 3. ed. Harlow: Addison-Wesley, 2000.


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Expressão Gráfica Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Conteúdo Disciplinares