UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
SF 451 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 60 0 4 60

Pré-requisitos Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação e prática como educador e para o enfrentamento teórico-prático das principais questões relativas à educação brasileira numa perspectiva critica e transformadora.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

GERAL: Oferecer aos alunos a fundamentação teórica sobre os processos de ensino e aprendizagem do ponto de vista do fenômeno educativo.

ESPECÍFICOS: Distinguir os diferentes enfoques teóricos do processo de ensino e aprendizagem. Introduzir o aluno nos aspectos teóricos da perspectiva histórico-cultural. Constatar na prática os princípios teóricos discutidos.

METODOLOGIA

O programa será desenvolvido através de aulas teóricas, discussão de textos em grupos, estudo dirigido, seminários e filmes.
A parte prática constará da aplicação dos princípios teóricos estudados.

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será realizada mediante três avaliações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Educação e Cultura.

Conceito de Cultura.

Educação e Sociedade.

Educação e Sociedade: modos de produção diferentes - a sociedade primitiva e a sociedade de classe.

Teorias Explicativas da relação educação e sociedade.

O processo produtivo em modos de produção diferente - a sociedade capitalista.

Estado, Educação, Ideologia e o papel da escola numa sociedade desigual - reprodução e transformação social.

Realidade Educacional brasileira - Contextualização histórica - de 1930 aos dias atuais.

Ensino público X Ensino Privado

Fracasso Escolar e analfabetismo

Idelologia do Livro didático

O papel do educador - a questão política do trabalho.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. BRANDÃO, C. R. O que é educação? São Paulo: Ed. Brasiliense, 2001.
  2. CUNHA, Luiz A. Educação e desenvolvimento social no brasilRio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.
  3. DURKHEIM, Emile; FAUCONNET, Paul. Educação e sociologia. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 1978.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. FERNANDES, F. Educação numa sociedade tribal. In: PEREIRA, Luiz e FORACCHI, Marialice M. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. São Paulo: Nacional, 1970.
  2. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
  3. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
  4. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas, SP: Autores Associados, 1992.
  5. TORRES, Carlos Alberto. Estado, privatização e política educacional – elementos para uma crítica do neoliberalismo. In. Gentili, Pablo. (Org.) Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Fundamento Socio-Filosófico da Educação Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Formação Pedagógica Geral