UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
EG 448 METODOLOGIA DO ENSINO DA EXPRESSÃO GRÁFICA - DESENHO TÉCNICO 30 30 3 60

Pré-requisitos
  • METODOLOGIA DO ENSINO DA EXPRESSÃO GRÁFICA - GEOMETRIA
Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Elaboração e aplicação de materiais didáticos voltados para o Desenho Técnico; pensamento visual; diferenças entre o objeto e o real, a imagem percebida e a figura representada; pistas sobre forma e espaço; desenho à mão livre de vistas ortográficas e perspectivas paralelas; métodos da caixa transparente e do paralelepípedo construtor; animações digitais e modelos físicos; quebra cabeças 3D; exercícios mentais de rotação.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

METODOLOGIA

AVALIAÇÃO

A avaliação será individual e terá como base:

  1. Freqüência e participação nas discussões após as aulas expositivas;
  2. Apresentação de seminário individual;
  3. Apresentação de fichamentos, feitos individualmente, sobre todos os seminários assistidos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. BACHMANN, A.; FORBEG, R. Desenho Técnico. Porto Alegre: Ed. Globo, 1979.

  2. FRENCH, T.; VIERCK, C. Desenho Técnico e Tecnologia Gráfica. Ed. Globo, 1989.

  3. LEAKE, James; BORGERSON, Jacob. Manual de Desenho Técnico para Engenharia: desenho, modelagem e visualização. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2010

  4. PROVENZA. O Desenhista de Máquinas. São Paulo: Pro-tec, 1986.

  5. SILVA, Arlindo Ribeiro. et al. Desenho Técnico Moderno. São Paulo: LTC, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. FONSECA, M. C. F. R. et al. O ensino de Geometria na Escola Fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

  2. GERDES, Paulus. Sobre o despertar do pensamento geométrico. Curitiba: Ed.UFPR, 1992.

  3. GRANDO, R. C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino/ aprendizagem da Matemática. Campinas: FE/UNICAMP. Dissertação de Mestrado, 1995.

  4. LINDQUIST, M.; SHULTE, A. (orgs). Aprendendo e ensinando geometria. São Paulo: Atual, 2003.

  5. MANRIQUE, A. L. Processo de formação de professores em geometria: mudanças em concepções e práticas. Tese de doutorado em Psicologia da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003.

  6. NASSER, L.; TINOCO, L. (coord.). Formação de Conceitos Geométricos. 3. ed. Rio de Janeiro: Projeto Fundão, 2006.

  7. RICCETTI, V. P. Jogos em grupo para educação infantil. In: Educação Matemática em Revista. São Paulo: SBEM-SP, 2001.

 


 


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Expressão Gráfica Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Prática Pedagógicas