UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
EG 444 METODOLOGIA DO ENSINO DA EXPRESSÃO GRÁFICA - GEOMETRIA 30 30 3 60

Pré-requisitos
  • DIDÁTICA
  • GEOMETRIA GRÁFICA BIDIMENSIONAL
Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da Expressão Gráfica: Finalidades do ensino da Expressão Gráfica; Evolução do ensino da Expressão Gráfica na educação básica; Análise do Ensino da Expressão Gráfica, sob a ótica da Transposição Didática; Análise das relações entre professor e aluno, relativas a saberes de Expressão Gráfica, sob a ótica do contrato didático; Abordagens do processo ensino-aprendizagem de Expressão Gráfica (Resolução de problemas, Tipos de problemas, Instrução, Projetos, Modelagem, etc.); Análise crítica de propostas curriculares com abordagem de conteúdos de Expressão Gráfica.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

  1. Capacitar o aluno, futuro profissional, para o entendimento dos fundamentos teóricos e metodológicos de ensino da Geometria Gráfica;
  2. Auxiliar o aluno a incorporar métodos didáticos que o auxiliarão para o desempenho da suas atividades futuras como professor;
  3. Familiarizar o aluno sobre as abordagens de ensino-aprendizagem da Expressão Gráfica;
  4. Capacitar o aluno a realizar atividades de análise do ensino na área da Expressão Gráfica;
  5. Capacitar o aluno a realizar atividades de análise de propostas curriculares e livros na área da Expressão Gráfica.

METODOLOGIA

Aulas expositivas; discussão dos temas apontados na ementa; seminários ministrados pelos alunos; fichamento dos seminários.

AVALIAÇÃO

A avaliação será individual e terá como base:

  1. Freqüência e participação nas discussões após as aulas expositivas;
  2. Apresentação de seminário individual;
  3. Apresentação de fichamentos, feitos individualmente, sobre todos os seminários assistidos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Discussão sobre conhecimento e aprendizagem
  2. Conhecimento científico
  3. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da Expressão Gráfica: Finalidades do ensino da Expressão Gráfica; 
  4. Evolução do ensino da  Expressão Gráfica na educação básica;
  5. Análise do ensino da  Expressão Gráfica, sob a ótica de Transposição Didática;
  6. Análise das relações entre professor e aluno, relativas a saberes de  Expressão Gráfica, sob a ótica do Contrato Didático;
  7. Abordagens do processo ensino-aprendizagem de  Expressão Gráfica (Resolução de problemas, Tipo de problemas, Instrução, Projetos, Modelagem, etc);
  8. Análise crítica de propostas curriculares com abordagens de conteúdos de  Expressão Gráfica.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. BALOMENOS, R. H.; FERRINI-MUNDY, J; DICK, T. Geometria: prontidão para o cálculo. In: LINDQUIST, M. M.; SHULTE, A. P. Aprendendo e ensinando geometria. São Paulo: Atual, 2003.

2. COURANT, R.; ROBBINS, H. O que é Geometria. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2000.

3. GERDES, Paulus. Sobre o despertar do pensamento geométrico. Curitiba: Editora UFPR, 1992.

 










BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. D’AMORE, Bruno. Elementos de Didática Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.

2. NASSER, L. e TINOCO, L. (coord.). Formação de Conceitos Geométricos. 3. ed. Rio de Janeiro: Projeto Fundão, 2006.

3. PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria: uma visão histórica. 1989. Dissertação (Mestrado). Campinas, SP: Unicamp, 1989.

4. PEREZ, G. A realidade sobre o ensino de Geometria no 1º e 2º graus no Estado de São Paulo. In: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Educação Matemática em Revista, ano III, n. 4, 1995.

5. RICCETTI, V. P. Jogos em grupo para educação infantil. In: Educação Matemática em Revista. São Paulo: SBEM-SP,2001, p.18-25.


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Expressão Gráfica Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Prática Pedagógicas