UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
EG 450 METODOLOGIA DO ENSINO DA EXPRESSÃO GRÁFICA - TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS 30 30 3 60

Pré-requisitos
  • METODOLOGIA DO ENSINO DA EXPRESSÃO GRÁFICA - DESENHO TÉCNICO
Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Uso da tecnologia no ensino da geometria - transposição informática, institucionalização, avaliação da aprendizagem em ambiente digital - evolução e tipologia das tecnologias computacionais educativas - levantamento de software para o ensino da geometria e desenho técnico 2D e 3D, comparação e avaliação -  Jogos Educativos digitais- ferramentas e desenvolvimento de atividades para EAD, CSCL, redes sociais - formato SCORM - desenvolvimento de atividades de aprendizagem integrado as tecnologias computacionais e de comunicação.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

METODOLOGIA

AVALIAÇÃO

      A avaliação será individual e terá como base:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Sistema de EAD (Educação à Distância);
  2. Uso da tecnologia no ensino da Geometria;
  3. Evolução das Tecnologias Computacionais Educativas;
  4. Tipologia de Tecnologias Computacionais Educativas;
  5. Software para o ensino da Geometria, comparação e avaliação;
  6. Software de Geometria 2D;
  7. Software de Geometria 3D;
  8. Interfaces e guidelines;
  9. Transposição Informática;
  10. Avaliação de software para o ensino da Geometria;
  11. Internet e ensino da Geometria com Tecnologias Computacionais;
  12. Ferramentas para EAD, CSCL e redes sociais;
  13. Levantamentos e avaliação de Jogos Educativos para o ensino da geometria;
  14. Software Livre, princípios, contribuições e limites;
  15. Papel do professor usando tecnologias computacionais;
  16. Apresentação e discussão de projetos atuais de integração da tecnologia presencial;
  17. Apresentação e discussão de projetos atuais de integração da tecnologia a distância.
     

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. BARROS, Lílian. Análise de um jogo como recurso didático para o ensino da geometria: jogo dos polígonos. Dissertação de Mestrado. Recife: EDUMATEC/UFPE, 2012.

2. CECCONI, S.; CAPPONI, B.; BELLEMAIN, F. Cabri Classe II. Paris: Ed. Archimède, 2003.

3. LEITE. Bruno. Uso de programa de modelagem na resolução de problema de geometria espacial para favorecer a articulação entre as representações mongeana e axonometrica: o caso da interseção entre planos. Dissertação de Mestrado. Recife: EDUMATEC/UFPE, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Expressão Gráfica Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Prática Pedagógicas