UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
EG 453 ANALISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM EXPRESSÃO GRÁFICA 30 30 3 60

Pré-requisitos
  • METODOLOGIA DO ENSINO DA EXPRESSÃO GRÁFICA - TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS
Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Abordagem instrumental - elaboraçao e uso de maquete, material concreto, origami, jogos como recursos didatico - desenvolvimento de atividades envolvendo a utilizaçao de material didático.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

METODOLOGIA

AVALIAÇÃO

A avaliação será baseada sobre dois trabalhos: análise e avaliação de algum material didático e produção de material didático.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Abordagem instrumental: noção de recurso, engenharia documental, fenômenos coletivos;

Elaboração e uso de maquete e material concreto como recursos didáticos;

Elaboração e uso de origami como recursos didáticos;

Elaboração e uso de jogos como recursos didáticos;

Desenvolvimento de atividades envolvendo a utilização de material didático.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. BARROS Lilian. Análise de um jogo como recurso didático para o ensino de geometria: Jogo dos Polígnos. Recife: EDUMATEC/UFPE, 2012. (Dissertaçao de Mestrado)

2. CAMARGO, Mariza; RODRIGUES, Patrícia. Recursos Didáticos para o Ensino da Geometria. 2007

3. GUEUDET, G.; PEPIN, B.; TROUCHE, L. From Text to 'Lived' Resources. Springer, 2011.

4. RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Recomendações para uma política pública de livros didáticos. 2ª impresão. Brasília. MEC/SEF, 2002.

2. FLEMMING, D. M.; MELO, A.C. Criatividade e jogos Didáticos. São José: Saint Germain, 2003.

3. LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

4. VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 3ª. edição. São Paulo: Libertad e Centro de Formação e Assessoria Pedagógica, 1995.

5. ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva do professor: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

 


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Expressão Gráfica Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Prática Pedagógicas