UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
AP 492 GESTÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR 60 0 4 60

Pré-requisitos Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Discussão e análise das concepções de organização e gestão escolar (diretrizes, normas, procedimentos operacionais e rotinas administrativas), numa compreensão mais geral da cultura organizacional no que se refere ao conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização como um todo e do comportamento das pessoas em particular.


OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

Analisar as políticas educacionais e a gestão escolar, reconhecendo seus princípios básicos, elementos constitutivos, desafios, dilemas, funções e paradigmas, no contexto de escola e sala de aula. Possibilitar a aquisição de referenciais teóricos e práticos indispensáveis ao exercício de gestor escolar no sentido de construir um referencial para uma escola cidadã.


METODOLOGIA

A dinâmica metodológica envolverá o intercâmbio de ideias e o processo integrado entre teoria e prática com ênfase nas discussões e nos debates, mediante a utilização de:



AVALIAÇÃO

Critério de Notas:

Será aprovado o aluno que tiver 75% de frequência mínima na disciplina e média final igual ou superior a 7,0 (sete), obtida após duas notas regimentais. O cálculo de média final será feito por média aritmética: Média final= (1ª. Nota + 2ª. Nota)/2

a) Critérios:

  1. Provas individuais escritas;
  2. Atividades de grupo e individuais;
  3. Debates;
  4. Pesquisas.

b) Formas:

  1. Assiduidade;
  2. Pontualidade;
  3. Participação e desempenho nas atividades propostas;
  4. Nível de embasamento teórico demonstrado;
  5. Capacidade de expressão oral e escrita;
  6. Nível de organização;
  7. Elaboração de um Projeto Político Pedagógico.

A avaliação do desempenho do aluno será contínua, analisando os aspectos inerentes a fundamentação teórica expressa nos textos, a aplicação de métodos e técnicas, as atividades de pesquisa, bem como a assiduidade e pontualidade no desenvolvimento e cumprimento das atividades propostas pela disciplina, a observância das fases do cronograma, a apresentação e formatação, conforme normas da ABNT, a qualidade da redação e o posicionamento crítico do aluno. Será ainda observada e considerada a auto-avaliação do aluno.









CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Políticas educacionais na gestão escolar;
  2. Gestão escolar sob à luz da escola democrática e participativa buscando sua eficácia escolar;
  3. Tendências atuais de gestão escolar;
  4. Função administrativa da unidade escola e do gestor;
  5. Gestão escolar na construção do projeto político pedagógico;
  6. Dimensão pedagógica do cotidiano da escola e o papel do administrador escolar;
  7. Análise da realidade escolar quanto ao projeto político pedagógico, plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola como espaços de construção de democracia e cidadania.







BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. FERREIRA, Naura S. C. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2003.
     
  2. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
     
  3. OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.). Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

  1. HENGEMÜHLE, Adelar. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

  2. MIZUKAMI, Ma. da G. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

  3. ORTEGA y GASSET, J. Sobre o estudar e o estudante (Primeira lição de um curso). In: ARENDT, Hannah; WEIL, Eric; RUSSEL, Bertrand; ORTEGA y GASSET, José; POMBO, Olga. Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2000.

  4. PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1999.

  5. REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Constituição Federal/1988. Capítulo III. Da Educação, da Cultura e do Desporto.


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Administração e Planejamento Escolar Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Formação Pedagógica Geral