UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
AP 493 POLÍTICAS EDUCACIONAIS- ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA BÁSICA 60 0 4 60

Pré-requisitos Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Estudo crítico do sistema educacional brasileiro e seus determinantes histórico-político e sociais.princípios, objetivos e características da educação básica e suas modalidades, problematizada como direito fundamental da pessoa humana enquanto elemento de reflexão e intervenção no contexto da formação docente.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

Discutir a política educacional como ação pública do Estado brasileiro e analisar o trabalho do professor numa reflexão que confronta normas, diretrizes educacionais e práticas docentes.

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida tendo como base:

  1. A leitura dos textos indicados pelo professor; 
  2. A análise de dados e situações levantadas pelos estudantes;
  3. A discussão em classe, dirigida pelo professor;
  4. Seminários desenvolvidos pelos alunos em grupos.

AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados:

  1. Pela participação nas discussões nas aulas;
  2. Pela apresentação de seminários e trabalhos nas aulas;
  3. Pela elaboração de  trabalho no final de curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. BRASIL. Lei n. 9.424/1996 (FUNDEF). Brasília, Congresso Nacional, 1996.

2. FALEIROS, Vicente de Paula. O que é política social. São Paulo: Brasiliense, 1986.

3. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

4. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

5. HANNA, Arendt. Crise na educação. In: HANNA, Arendt; RUSSEL, B.; ORTEGA Y GASSET, J.; POMBO, O. Quatro textos excêntricos: filosofia e educação. Lisboa: elógio D’Água Editores, 2000.

6. HOFLING, Eloísa de Mattos. Estado e Políticas (públicas) Sociais. Cadernos CEDES, ano XXI, n. 55, nov. 2001.

7. HORTA, José Silvério Baia. Direito à educação e obrigatoriedade escolar. In: Cadernos de Pesquisa, n. 104, p. 5-24, jul. 1998.

8. LOPES, Eliane Marta Santos; VEIGA, Cynthia Greive; FARIA FILHO, Luciano Mendes. 500 Anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

9. MONTEIRO, A. M. da C. Professores: ente saberes e práticas. In: Revista Educação & Sociedade, n. 74, abr. 2001.

10. OLIVEIRA, R. P. Reformas educativas no Brasil na década de 90. In: CATANI, M.; OLIVEIRA, R.P. Reformas educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

11. SAVIANI, Dermeval; BRASIL; Congresso; Câmara dos Deputados; Comissão de Educação, Cultura e Desporto; Associação Nacional de Educação (Brasil). BRASIL.Lei de Diretrizes e Brases da Educação Nacional (Lei 9394/1996). São paulo: Cortez, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. RUSSEL, Bertrand. As funções de um professor.  In: HANNA, Arendt; RUSSEL, B.; ORTEGA Y GASSET, J.; POMBO, O. Quatro textos excêntricos: filosofia e educação. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2000.

2. SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetórias, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

3. SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional.  5ª ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

4. SINGER, Paul. Poder, política e educação. Revista Brasileira de Educação, fev/ mar/ abr; 1996.

5. TARDIF, M. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Administração e Planejamento Escolar Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Formação Pedagógica Geral