UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
PO 493 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 60 0 4 60

Pré-requisitos Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Estudo da avaliação da aprendizagem enquanto objeto de reflexão do campo da avaliação educacional. a constituição de seu campo conceitual e praxiológico, os diferentes atributos e modos de conceber e praticar a avaliação das aprendizagens dos alunos.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

  1. Capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na  prática pedagógica; 
  2. Ter compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização da vida em sociedade;
  3. Saber elaborar, executar e avaliar planos de ação pedagógica que expressem o processo de planejamento desenvolvido na instituição;
  4. Compreender a necessidade de avaliação permanente do desempenho dos alunos e do sistema de ensino como um todo;
  5. Oferecer condições que possibilitem ao aluno do curso de Pedagogia  posicionar-se criticamente frente ao campo de avaliação no sistema de ensino.

METODOLOGIA

  1. Aulas expositivas com a utilização de recursos diversos tais como: retroprojetor, resumos na lousa, debate como os alunos mediante leitura prévia dos textos e fichamentos;
  2. Seminários;
  3. Oficinas de análise de instrumentos de avaliação elaborados pelos alunos e por outros educadores e instituições;
  4. Pesquisa extraclasse para o enriquecimento das discussões diárias utilizando-se de publicações em jornais, livros, revistas e outras fontes.

AVALIAÇÃO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade I – Avaliação: conceitos, princípios e funções.

Unidade II – Avaliação: da aprendizagem escolar; educacional e do aluno. 

Unidade III – Avaliação na educação infantil e avaliação mediadora. 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. CASTILLO, Arredondo Santiago. Avaliação Educacional: promoção escolar. São Paulo: UNESP, 2009.

2. FERNANDEZ, D. Avaliação da aprendizagem: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Editora, 2005.

3. LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

4. PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

5. SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 7ª ed. São Paulo: Cortez , 2009.

6. VIANNA, H. M. Avaliação educacional: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. DEMO, Pedro. Avaliação e democracia. In.: Revista ABC educatio: a revista da educação. Ano 4, nº 22, São Paulo: Criart, 2003. p. 28-32.  

2. ESTRELA, Maria Tereza, LABANO. Avaliação em educação. Porto Alegre: Porto, 1996.  

3. HADJI, Charles. A avaliação desmistificada. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001.  

4. RONCA, Paulo Afonso Caruso; TERZI, Cleide do Amaral. A prova operatória. 15 ed. São Paulo: EDESPLAN, 1991. 

5. SILVA, Rose Neubauer, DAVIS, C. Avaliação educacional: é proibido repetir. In.: Revista Carlos Chagas. São Paulo, nº 7, p.120-138.


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Prática Pedagógicas