UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
PO 492 FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 90 0 6 90

Pré-requisitos Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Estudo de teorias psicológicas sobre o desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo e os processos de ensino e de aprendizagem na infância, adolescência e vida adulta. Problematização sobre as relações entre psicologia e educação.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

GERAL: Oferecer aos alunos a fundamentação teórica sobre os processos de ensino e aprendizagem do ponto de vista da Psicologia, destacando entre os seus vários enfoques aquele da perspectiva histórico-cultural.

ESPECÍFICOS: Levar o aluno a refletir sobre a evolução da Psicologia Educacional de acordo com as influências políticas, sociais, culturais, filosóficas e científicas; distinguir os diferentes enfoques teóricos do processo de ensino e aprendizagem; introduzir o aluno nos aspectos teóricos da perspectiva histórico-cultural; constatar na prática os princípios teóricos discutidos.

METODOLOGIA

O programa será desenvolvido através de aulas teóricas, discussão de textos em grupos, estudo dirigido, seminários e filmes. A parte prática constará da aplicação dos princípios teóricos estudados.

AVALIAÇÃO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Introdução às concepções sobre Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem:

2.    Problematização sobre as relações entre Psicologia e Educação e sobre a importância da Psicologia na formação de professores.










BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. ALMEIDA, Ana Rita S. A emoção na sala de aula. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.

2. BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. São Paulo: Artes Médicas, 2001.

3. BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.  

4. CARRAHER, Terezinha Nunes. Aprender pensando: contribuições da psicologia cognitiva para a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

5. CARRARA, Kester (org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São paulo: Avercamp, 2004.

6.CASTORINA, J. A. et al. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 2006.

7. SALVADOR, César Cool (coord.). Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

8. COLL, C. et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.

9. COLL, C., PALACIOS, J., MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Porto Alegre: ArtMed, 2004.

10. CUNHA, Marcos Vinicius. Psicologia da Educação. 2. ed. -  Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

11. DANIELS, Harry (org.). Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2003.

12. DANIELS, Harry. Vygotsky e a pedagogia. São Paulo: Loyola, 2003.

13. DANTAS, P. S. Para conhecer Wallon: uma psicologia dialética. São Paulo: Brasiliense, 1993.

14. DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Makron Books, 2001.

15. DELVAL, Juan. Aprender a aprender. Campinas, SP: Papirus, 1997.

16. _______. Crescer e pensar: a construção do conhecimento na escola. Porto Alegre: Art. Médicas, 1998.

17. _______. Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre: Artes médicas, 2001.

18. DUARTE, N. Educação Escolar, teoria do cotidiano e a Escola de Vigotski. Autores associados, 2001.

19. FERREIRO, Emília. Atualidade de Jean Piaget. Porto Alegre: Artes médicas, 2001.

20. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.

21. FREIRE, Izabel. Raízes da Psicologia. Petrópolis: Vozes, 2007.  

22. FREITAS, Bárbara. Piaget: encontro/ desencontro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.

23. GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

24. GARNIER, C. BEDNARZ, N. e ULANOVSKAYA, I. Após Vygotsky e Piaget: perspectiva social e construtivista, escolas russa e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. GOULART, Iris B. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações da prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

2. HALL, Calvin Springer; LINDZEY, Gardener, 1920. Teorias da personalidade. Vol. 2. 18. ed. São Paulo: EPU, 1984. 

3. KAHHALE, E. M. P. (org.). A diversidade da psicologia: uma construção teórica. São Paulo: Cortez, 2002.

4. KRAMER, S.; LEITE, M. I. (orgs.). Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1997.

5. KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione,1995.

6. LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 18. ed. São Paulo: Summus, 1992.

7. LANE, S.T.M.; CODO, W. Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2012.

8. LEITE, L. B. Piaget e a Escola de Genebra: as contribuições da psicologia. São Paulo: Cortez, 1987.

9. LEITÃO, H.; ALMEIDA, L. Piaget e Freud: um encontro possível? O pensamento e a afetividade da criança em discussão. Maceió: EDUFPE/UDUFAL, 1997.

10. LEVISKY, D. L. (org.). Adolescência e violência: conseqüências da realidade brasileira. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

11. MACIEL, I. M. (org.). Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2001.

12. MAHONEY, Abigail A.; ALMEIDA, Laurinda R. (org.) A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2010.

13. MILHOULLAN, Frank. Skinner X Rogers: maneiras contrastantes de encarar a educação. São Paulo : Summus, 1978.

14. MIZUKAMI, Ma. da G. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

15. NÉRI, A. L (Org). Desenvolvimento e envelhecimento: perspectivas biológicas, psicológicas e sociológicas. Campinas, SP: Papirus, 2008.


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Formação Pedagógica Geral