UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
EG 452 HIPERMÍDIA 15 30 2 45

Pré-requisitos
  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Modelos de organização da informação e interação - Projeto de diálogo homem-máquina - Sistemas hipertexto - Fundamentos da tecnologia de hipermídia - Modelagem de aplicações hipermídia - Elementos de realidade virtual - Estudos de caso.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

Permitir ao licenciando de conhecer e utilizar os principais conceitos de elaboração e analise de sistema multimidia como: organização da informação, interatividade, hipertexto, multimidia, etc.

METODOLOGIA

AVALIAÇÃO

A avaliação será baseada sobre três trabalhos: avaliação de um hipermidia, utilização de um hipermidia e especificaçao de um hipermidia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Modelos de organização da informação e interação: seleção das midias.

Projeto de diálogo homem-máquina: interatividade, entrada e saida de dados.

Conceitos avançados de interface e implementação a usabilidade em sistemas hipertexto.

Fundamentos da tecnologia de hipermídia: conceitos e evolução de sistemas hipermídia.

Modelagem de aplicações hipermídia.

Desenvolvimento de aplicações hipermídia: infra-estrutura, ferramentas, linguagens, aspectos de usabilidade.

Elementos de realidade virtual.

Integração de mídias: teorias e práticas.

Estudos de caso: CMS, LMS e ambiente web.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. BUGAY, Edson Luiz; ULBRICHT, Vania Ribas. Hipermídia. Florianópolis: Bookstore, 2000.

2. LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

3. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

4. NEGROPONTE, Nicholas. A Vida Digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. FARRER, Harry et al. Programação Estruturada de Computadores: Pascal estruturado. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

2. FENRICH, Peter. Practical Guidelines for creating instrucional multimedia applications. The Dryden Press, Harcourt Brace College Publishers, 1997.

3. FORBELLONE, André Luiz Villar; EBERSPACHER, Henri Frederico. Lógica de Programação: a construção de algaritmos e estruturas de dados. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

4. SCHNEIDERMAN B. Designing the user interface, strategies for effective human-computer interaction. 3rd edition, Addison-Wesley, 1998

5. TREMBLAY, Jean-Paul; BUNT, Richard B. Ciência dos Computadores: uma abordagem algorítmica. São Paulo: Ed. Mc Graw Hill, 1983.

6. VENÂNCIO, C. F. Desenvolvimento de Algoritmos – Uma nova Abordagem. Érica, 1998.

 

 


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Expressão Gráfica Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

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