UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

  OBRIGATÓRIO X ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
EG 458 TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA 15 30 2 45

Pré-requisitos
  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Introdução à computacão gráfica para modelagem virtual em 3d - diferenciação entre desenhos bidimensionais 2d e objetos virtuais 3d - modelagem 3d com sólidos paramétricos - geração de desenhos 2d a partir de modelos 3d - ferramentas avançadas de visualização e modelagem virtual 3d - iluminação - texturas e renderização - animação - aplicação na realização de cenas virtuais com softwares de modelagem.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

  1. Habilitar o aluno para modelagem, rendezização e animação virtual 3D.
  2. Habilitar o aluno para utilização crítica de softwares que podem potencializar sua prática profissional.

METODOLOGIA

  1. Aulas expositivas e dialogadas;
  2. Elaboração de apostila com vídeo aulas.

AVALIAÇÃO

Avaliação em três notas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Introdução à Computação Gráfica para modelagem virtual em 3D;
  2. Diferenciação entre desenhos bidimensionais 2D e objetos virtuais 3D;
  3. Rhinoceros: Criação de sólidos, extrusão, revolução e operações boleans, blender de superfícies;
  4. Modelagem 3D com sólidos paramétricos (pregos, parafusos, porcas e roscas);
  5. Geração de desenhos 2D a partir de modelos 3D;
  6. Autocad 2D;
  7. Geração de modelos 3D a partir de desenhos 2D/ Autocad 3D;
  8. Criação de modelos virtuais 3D;
  9. Animação: aplicação na realização de cenas virtuais com softwares de modelagem;
  10. Iluminação: texturas e renderização.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. BALDAM, R.; COSTA, L. Autocad 2008: utilizando totalmente. São Paulo: Érica, 2011.

2. FOLEY, J.D. Computer Graphics: principles and practice. 2. ed. in C. Reading, MA: Addison-Wesley, 1996.

3. GOMES, Jonas de Miranda; VELHO, Luiz. Computação Gráfica: imagem. 2.ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. GREIF, Irene. Computer-Support Cooperative Work: a book of readings. San Mateo: Morgan Kauffmann, 1988.

2. PARENT, R. Computer Animation: algorithms and techniques. 2. ed. Amsterdan: Elsevier/Morgan Kauffmann, 2008.

3. VINCE, J. Essential virtual reality fast: how to understand the techniques and potential of virtual reality. London: Springer, 1998.

4. WATT, Alan H. 3D Computer Graphics. 3. ed. Wokingham, England: Addison-Wesley, 1993.

5. WATT, Alan H.; POLICARPO, Fábio. 3D Games. Harlow, England; New York: Addison Wesley, 2003.


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Expressão Gráfica Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Conteúdo Disciplinares