UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

  OBRIGATÓRIO X ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
TE 706 METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO 60 0 4 60

Pré-requisitos Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Concepções sobre alfabetização e letramento e implicações pedagógicas; o sistema alfabetico: histórica da escrita e princípios de funcionamentos teórico-metodológicos da alfabetização.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

Analisar o  processo de alfabetização e seus diferentes métodos. Práticas de alfabetização X aquisição da leitura e da escrita. Linguagem e alfabetização: diferentes concepções teóricas.

Letramento. Leitura e produção de textos na alfabetização.

METODOLOGIA

1. Estudo da bibliografia indicada
2. Resgate das formas como as alunas-mestres foram alfabetizadas
3. Exposição participada:Práticas de alfabetização X aquisição da leitura e da escrita..
4. Estudo e discussão de textos sobre o tema: o que dizem os teóricos sobre o tema em questão
5. Análise de escritas de crianças de alfabetização
6. Projeção de filmes: Construção da escrita; A pata nada
7. Trabalho escrito
8. Leitura e Produção de textos na alfabetização
9. Estudo de textos sobre os conteúdos levantados
10.Elaboração e aplicação em sala de aula de atividades práticas sobre leitura e
significado ( aplicação de estratégias de leitura).

AVALIAÇÃO

A avaliação deverá incidir sobre aspectos qualitativos, devendo ser em processo, com caráter formativo e somativo. Serão realizadas também atividades que permitam a avaliação de conteúdos de aprendizagem conceituais, atitudinais e procedimentais relevantes ao tema. Para tal serão utilizadas provas escritas, seminários, trabalhos escritos em grupo e individualmente.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Tema 01:  Concepções, natureza e condicionantes do processo de alfabetização: implicações na prática pedagógica:
1. Concepções de alfabetização
2. Natureza e condicionantes do processo de alfabetização
3. Novos olhares sobre alfabetização
4. Alfabetização e alfabetismo

Tema 02: Práticas de alfabetização X aquisição da leitura e da escrita:
1. Métodos de alfabetização
2. Construtivismo e Alfabetização
3. A psicogênese da língua escrita
4. Consciência fonológica

Tema 03: Leitura e Produção de textos na alfabetização
1. Leitura e significado
2. Estratégias de compreensão leitora
3. Tipologia textual e sua aplicação em classes de alfabetização
4. Retextualização

Tema 04: Alfabetização, oralidade e letramento
1. Conceito de letramento
2. Conceito de oralidade
3. Diferenças entre letramento e alfabetização, oralidade e letramento
4. Implicações na prática pedagógica
Autorizada pelo Decreto Federal nº 77.496 de 27/04/76
Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19/12/86
Recredenciada pelo Decreto Estadual Nº 9.271 de 14/12/2004

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. ABAURRE, Maria Bernadete Marques (Org.). Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas. São Paulo: Associação de Leitura do Brasil: Mercado de Letras, 1997.

  2. ABUD, Maria José Milharezi. O ensino da leitura e da escrita na fase inicial da escolarização. São Paulo: EPU, 1987.

  3. BRAGGIO, Silva Lúcia Bigonjal. Leitura e alfabetização, da concepção mecanicista à sociopsicolinguista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

  4. BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 1990. (Coleção magistério – 2o grau).

  5. BETTELHEIM, Bruno; ZELAN, Karen. Psicanálise da alfabetização: um estudo psicanalítico do ler e do aprender. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

  6. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. 11 ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

  7. CAGLIARI, Luiz Carlos. A lfabetização e lingüística. São Paulo: Scipione, 1996.

  8. CAGLIARI, Gladis Massini. O texto na alfabetização, coesão e coerência. Campinas: Edição da Autora, 1997.

  9. CARDOSO, Beatriz; TEBEROSKY, Ana (org.). Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Petrópolis, RJ: Vozes; Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2005. 

  10. CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1998.

  11. DEHEINZELIN, Monique. Construtivismo: a poética das transformações. São Paulo: Ática, 1996.


 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. FARACO, C. A. Escrita e alfabetização: características do sistema gráfico do português. São Paulo: Contexto, 2001.

  2. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se complemenetam. São Paulo: Cortez, 1990.

  3. FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

  4. FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1997.

  5. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1991.

  6. FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

  7. GARCIA, Regina Leite (org). Novos olhares sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.

  8. GOODMAN, Yetta M.Como as crianças constróem a leitura e a escrita: perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

  9. GOLBERT, Clarissa S. A evolução psicolinguística e suas implicações na alfabetização: teoria, avaliação e reflexões. Porto Alegre: Artes médicas,1988.

  10. LEMLE, Miriam. Guia teórico do Alfabetizador. São Paulo: Atual, 2007.

  11. LIMA, Adriana Flávia de Oliveira. Pré-escola e alfabetização. Petrópolis, RJ: Vozes,1986.

  12. LIMA, Adriana Oliveira. Alfabetização de Jovens e adultos e a reconstrução da escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991

  13. LODI, Ana Claudia Baliero. Letramento e minorias. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010.

  14. KATO, Mary Aizawa (Org.) A concepção da escrita pela escrita. Campinas, SP: Pontes, 1988.

  15. ______. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1999.

  16. KAUFMAN, Ana Maria, RODRIGUEZ, Maria Elena. Escola, Leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

  17. KAUFMAN, Ana Maria. A leitura, a escrita e a escola: uma experiência construtivista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

  18. MACEDO, Lino. Ensaios Construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

  19. BUARQUE, L.; REGO, L. (Org). Alfabetização e construtivismo teoria e prática. Recife: Ed. Univerítária da UFPE, 1994.

  20. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,1999.

  21. TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

  22. ZUNINO, Délia Lerner; PIZANI Alicia Palacios de. Aprendizagem da língua escrita na escola: reflexões sobre a prática pedagógica construtivista. Porto Alegre: Artes Médica, 1995.


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

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