UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

  Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
X Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
EG 454 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 30 30 3 60

Pré-requisitos
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
  • METODOLOGIA DO ENSINO DA EXPRESSÃO GRÁFICA - GEOMETRIA
Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Elaboração de projeto de pesquisa na área de Geometria/Expressão Gráfica e suas relações no aspecto teórico-prático, constituindo um trabalho técnico-cientifico orientado seguindo as normas da metodologia cientifica, delimitando o tema, as linhas de pesquisa, as formas de apresentação da pesquisa e as implementações, quando houver.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

Compreender como se constitui um projeto de pesquisa;

Reconhecer, diferenciar algumas das técnicas de metodologia e análise a fim de utilizar alguma em sua pesquisa;

Elaborar o projeto de pesquisa conforme normatização exigida.

METODOLOGIA

A disciplina será divida em dois blocos: no primeiro serão abordados os elementos constituintes do projeto de pesquisa, conduzindo o aluno, paralelamente, a escolha do tema que pretende investigar como também dos possíveis orientadores. Como estratégias de ensino para este bloco serão utilizadas aulas expositivas, grupos de discussão, leitura de textos e produção de resenhas críticas. No segundo bloco, já com um escopo do projeto estabelecido, o aluno desenvolverá o projeto de pesquisa, com apoio do orientador, apresentando em seminários o andamento do mesmo. Este bloco culminará na qualificação do projeto.

AVALIAÇÃO

Será processual, levando em consideração o desenvolvimento do aluno durante a disciplina. Para fins legais, a avaliação será quantificada a partir das produções das resenhas críticas, como também na participação nas discussões no primeiro bloco. No segundo bloco será avaliado o desenvolvimento do projeto, não apenas o produto final, tal avaliação se expressará na avaliação dos orientadores, na apresentação dos seminários, e defesa do projeto.

Para que o projeto do aluno seja qualificado sua nota final deverá ser superior a 7,0 (sete) sendo composta pela seguinte média ponderada: media=(B1.4+B2.6)/10, onde B1 é a nota do bloco 1 com peso 4,0 (quatro) e B2 a nota do bloco 2 com peso 6,0 (seis).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saber Científico;

Elementos de Projeto de Pesquisa:

Problemática;

Problema de Pesquisa;

Hipótese;

Objetivos;

Fundamentação Teórica;

Técnicas de Metodologia de Pesquisa;

Técnicas de Análise;

Normatização de trabalhos de graduação (ABNT).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. LAVILLE, C.; DIONNE, J.; SIMAN, L. M. de C. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

2. TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação; o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 1990.

3. FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. Brasília: Líber Livro, 2008.

4. GAMBOA, Sílvio Sánchez (Org.). Pesquisa educacional: quantidade - qualidade. São Paulo: Cortez, 2002.

5. ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. In: Recherches en Didactique des Mathématiques. Vol. 9, n°3, set., pp. 281-307. Grenoble, FR: Pensée Sauvage, 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. FRANÇA, Junia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 7ed. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2004.

2. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

3. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

4. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa  bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2008. 

5. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Expressão Gráfica Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Outro tipo de obrigatória