UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

  Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
X Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
EG 455 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 30 30 3 60

Pré-requisitos
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1
Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Desenvolver o trabalho de graduação elaborado na disciplina trabalho de graduação  1, de acordo com as orientações e normas da metodologia cientifica.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

Solidificar a formação docente enquanto pesquisador;

Desenvolver a autonomia;

Desenvolver o trabalho de graduação.

METODOLOGIA

A disciplina organizar-se-á com apresentações em forma de seminários ao longo do curso, onde os alunos devem focar na exposição da metodologia e resultados preliminares. Ao término dos seminários os alunos devem depositar o trabalho de graduação um mês antes da defesa da pesquisa.

AVALIAÇÃO

Será processual, levando em consideração o desenvolvimento do aluno durante a disciplina. Para fins legais, a avaliação será quantificada a partir da defesa realizada ao final do curso, sendo avaliada por uma banca composta pelo orientador,  um avaliador interno e outro podendo ser interno ou externo. Serão observados as orientações, o texto final e a apresentação que tem duração de 30 min, mais 20 min de arguição da banca. Caso a média aritmética das três notas seja igual ou superior a 5,0 o aluno é aprovado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Desenvolvimento da Pesquisa;

Elaboração/Escolha dos instrumentos de coleta de dados;

Análise dos dados;

Redação e formatação do texto final.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. LAVILLE, C.; DIONNE, J.; SIMAN, L. M. de C. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

2. TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação, o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 1990.

3. FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. Brasília: Líber Livro, 2008.

4. GAMBOA, Sílvio Sánchez (Org.). Pesquisa educacional: quantidade - qualidade. São Paulo: Cortez, 2002.

5. ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. In: Recherches en Didactique des Mathématiques, vol. 9, n°3, set., pp. 281-307. Grenoble, FR: Pensée Sauvage, 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. ASTI VERA, Armando. Metodologia da Pesquisa Científica. Porto Alegre: Globo, 1983.

2. BACHELARD, G. O Novo Espírito Científico. Lisboa: Edições 70, 1986.

3. BUNGE, Mário Augusto. La Investigación Científica: su estrategia y su filosofia. 3. ed. Barcelona: Arial, 1973.

4. CERVO, Armando Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

5. FREIRE-MAIA, Newton. A Ciência por Dentro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

6. RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 2006.

7. SANTOS, B. S. Introdução à Ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Expressão Gráfica Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Outro tipo de obrigatória