UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
AR 572 INICIAÇÃO A HISTÓRIA DA ARTE 1 60 0 4 60

Pré-requisitos Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Leitura analítica da imagem nas artes Plásticas do Renascimento aos acontecimentos atuais nas artes visuais.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

Realizar leituras de obras artísticas em diferentes períodos da Artes Visuais, identificando seus elementos e principais artistas.

METODOLOGIA

Aulas expositivas com a utilização de quadro, marcador de quadro branco, slides.

AVALIAÇÃO

A avaliação será com base nos resultados de trabalhos escritos e seminários, traduzidos quantitativamente para gerar uma nota.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Panorama histórico, características e expoentes
     1.1 Renascimento
     1.2 Barroco
     1.3 Neoclassicismo
     1.4 Romantismo
     1.5 Realismo
2. O Impressionismo e Pós-Impressionismo
3. Vanguardas Artísticas - marco inicial, estado de arte, produção através de obras, expoentes referências, desdobramentos:
     3.1 Fauvismo
     3.2 Expressionismo
     3.3 Cubismo
     3.4 Futurismo
     3.5 Abstracionismo Formal e Informal
     3.6 Dadaísmo
     3.7 Surrealismo
     3.8 Bauhaus
4. Arte Contemporânea:
     4.1 Expressionismo
     4.2 Pop Art
     4.3 Minimal Art
     4.4 Arte Conceitual
     4.5 Instalação
     4.6 Performance

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. COELHO, Teixeira. Moderno Pós-Moderno: modos & versões. Porto Alegre: Iluminuras, 1995.

2. CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

3. DEMPSEY, A. Estilos, Escolas e Movimentos. São Paulo: Cosac &Naify,2003.

4. GOMBRICH, E. H. A História da Arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

5. GREENBERG, C. Arte e Cultura: ensaios críticos: São Paulo: Ática, 1996.

6. GULLAR, Ferreira. Etapas da Arte Contemporânea: do Cubismo à arte neoconcreta. Rio de Janiero: Revan, 1999.

7. HONNEF, Klaus. Arte Contemporânea. Koln: Taschen, 1992.

10. MICHELI, Mário de. As Vanguardas Artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

11. OSTROWER,Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus,1999.

12. PARSONS, Michael J. Compreender a Arte. Lisboa: Editoral Presença,1992.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. ARGAN, G. C. Arte Moderna do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Campanhia das Letras, 1992.

2. BECKETT, Wendy. A História da Pintura. São Paulo: Ática, 1997.

3. BONFAND, Alain. A Arte Abstrata. Campinas, SP: Papirus, 1996.

3. STANGOS, Nikos. Conceito da Arte Moderna com 123 ilustrações. Rio de Janeiro: Zahar,1988.

4. WOOD, Paul. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac & Naify,2002.


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Artes Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Conteúdo Disciplinares