UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
AR 573 FUNDAMENTOS DA EXPRESSÃO VISUAL 30 30 3 60

Pré-requisitos
  • INICIAÇÃO A HISTÓRIA DA ARTE 1
Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Elaborar estudos teoricos e praticos sobre a percepcao e a comunicacao visual em seus varios aspectos, desenvolvendo todos processos da linguagem visual, da composicao, da expressao visual, conhecendo os mecanismos das cores e suas relacoes diversas, a semiotica da imagem, estimulando a criacao artistica, a linguagem publicitaria e a producao de imagens em geral.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

O presente curso tem por objetivo promover o estudo da expressão e da comunicação em suas relações com o imaginário humano, elemento essencial da cultura. Para tanto analisa a relação do homem com o mundo, o processo cognitivo e, consequentemente, a criação da linguagem. Diferencia a estética como um dos aspectos desse processo e seu papel no desenvolvimento da arte. Analisa as características da arte na modernidade e as grandes transformações sofridas no século XX, dando origem ao que é conhecido por pós-modernidade.

METODOLOGIA

A metodologia a ser adotada constitui-se de aulas expositivas, seminários, debates, leituras dirigidas e trabalhos práticos, além de apresentações de filmes e vídeos seguidos de críticas e análises.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por seu interesse, participação, capacidade de expressão e análise, conhecimento apreendido dos conceitos tratados na sala de aula e na bibliografia proposta.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Fundamentos da Percepção e da Linguagem Visual:

Percepção e análise dos elementos Estruturais da Forma:

As Cores na Expressão e Comunicação Visual:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1998.
  2.  GABLIK, Suzi. Há muerto el arte moderno. Madrid: Ed. Hermann Blume, 1987.
  3. BATTCOOCK, Gregory. La Idea como Arte. Barcelona: Ed. Gustavo Gili,1977.
  4. CALABRESE, Omar. A linguagem da arte. Rio de Janeiro: Ed. Globo,1987.
  5. CARONTINI, E.; PERAYA, D. O Projeto Semiótico: elementos da semiótica geral. São Paulo: Cultrix,1979.
  6. COSTELLA, Antônio. Para apreciar a arte: roteiro didático. São Paulo: SENAC, 2001.
  7. DENIS, Michael. Lãs imágenes mentales. Madrid: Ed. Siglo XXI, 1984.
  8. DONDIS, Denis A. La síntaxis de la Imagen: introduccion al alfabeto visual. Barcelona: Gustavo Gili,1998.
  9. ECO, Umberto. A estrutura ausente: introdução a pesquisa semiológica. São Paulo: Perspectiva, 1997.
  10. ECO, Umberto. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 1995.
  11. EISNER, Elliot. Educar la vision artística. Barcelona: Ed. Paidós,1995.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. FREEDBERG, David.  El poder de lãs imágenes. Madrid: Ed. Cátedra,1992.
  2. FRETIGER, Adrian. Sinais & Símbolos. São Paulo. Ed. Martins Fontes, s. d.
  3. FARINA, Modesto;  PEREZ, Clotilde. Psicodinâmica das Cores e Comunicação. São Paulo. Edgard Blücher, 2011.
  4. GARRÓNI, Emílio. Projeto de Semiótica. Ed. Martins Fontes. s.d.
  5. GOMBRICH,E.H.  Arte e Ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  6. GOMBRICH,E.H.  História del Arte. Madrid: Ed. Alianza, Editorial S. A., 1980.
  7. GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Ed. Escrituras, 2004.
  8. GULLAR, Ferreira. Argumentação contra a morte da Arte. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 2003.
  9. HUYGHE, René. Los Poderes de la Imagen. Barcelona: Labor, 1968.
  10. JOLY, Martine. Introdução à análise da Imagem. São Paulo: Papirus, 2008.

DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Artes Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO

Conteúdo Disciplinares